31 October 2008

Férias de Natal e Pass. de Ano


Oi pipol,

Como verdadeiros emigras, em Dezembro vamos de vacances (ou como se diz aqui: Urlaub) à terrinha.
E como é óbvio queremos matar saudades de familia e amigos.

Se calhar ainda é cedo, mas já só pensamos nisso... Natal é com a familia!... já há planos para o Reveillon?

Vamos fazer aqui um concurso com as melhores ideias!

Quem tiver a ideia melhor vai ter que nos aturar...

Venham daí as sugestöes!

Beijos e Abraços,
Die deustschen Emigras

PS. Se tiver mesmo de ser... Já näo seria a primeira vez que só nós dois fazemos a festa...

29 October 2008

UÉ...

Fiquem sossegados que eu não vou falar de Politica, até porque, para isso teria que estudar um bocadito sobre o assunto, admito que não percebo patavina de política e sinceramente nem quero! Mas achei piada a esta fotografia… Não estão todos com um ar de quem quer desconversar? À procura de algo? talvez de uma solução, quem sabe…

E o Socras, onde está o nosso Primeiro? será que andam à procura dele?

28 October 2008

Ricas pessoas


Como podem constatar pela actualização deste blog, andamos sem nada para contar... A não ser que queiram que eu escreva sobre as magnificas series que temos assistido no nosso LCD 40'', posso dizer que este menino mudou a minha vida... ele e um "sitio" onde descobrimos as nossas series preferidas a "preços" muito muito em conta... quase de graça!!!
Já estamos a preparar o Inverno, ou melhor a nossa hibernação... os ursos acumulam gordura e nós como não somos "ursos" vamos acumulando series e filmes, a parte da gordura vem mais tarde com as sessões de 3 horas de sofá e 3 bolas de gelado!
Bom, mas hoje sempre tenho alguma coisa para contar:

Fomos PREMIADOS com o Euromilhoes....
Calma... estivemos quase a ser emigrantes excêntricos: 3 numeros e 1 estrelinha... já é um bom começo, não?
O que me preocupa são as probabilidades, o Luís costuma dizer que a probabilidade de nos sair o Euromilhoes é a mesma de sermos “atropelados” por um elefante! Agora percebo porque é que se chama Euromilhoes e não “Mundomilhoes”, se assim fosse, o nº de excêntricos na África ou na Ásia seria muito maior que na Europa, mas os Srs. do Governo Civil haviam de arranjar uma forma de corrigir a situação!

O premio é que não foi lá grande coisa: 28 euros e uns trocos... Já dá para um jantar!
E com esta história dei comigo a sonhar com o Euromilhoes, qual seria a primeira coisa que eu faria se tivesse nas minhas mãos a chave premiada:

Comprar dois bilhetes de avião (em executiva, claro) e para onde?

Para Portugal...
…quem diria?

Depois, depois logo se via...

20 October 2008

Faltam 66 dias...


Natal é sempre que o homem quiser e a mulher deixar...

É um bocadinho cedo para pensar em Natal? Olhem que não...

Os portugueses gostam do Natal, mas os alemães devem ter uma verdadeira adoração pelas festas natalícias...
Estamos a 20 de Outubro e nos supermercados e em algumas lojas ja se podem comprar enfeites de Natal! Para ser sincera também estou ansiosa que essa altura chegue, pelas razoes mais óbvias (PRESENTES+PRESENTES) e outras nem tanto, mas estas, iremos desvendar mais la para a frente... Curiosos? Acompanhem...

Bom, mas quanto ao Natal por aqui, dizem os portugueses que cá estão há mais tempo que nós que isto é muito bonito no Natal. Fazem mercados de natal em todas as cidades, onde montam verdadeiras casas de fantasia. O antigo inquilino da casa onde moramos é um "Christmas Man", ou seja, tem um emprego de sonho, só trabalha de Outubro a Dezembro e o resto do ano anda a passear em executiva porque a esposa é hospedeira da Lufthansa! Segundo ele, só assim é que se pode dar ao luxo de ter a maior colecção de garrafas de Rum do mundo e arredores! Amanha vou a Cuba comprar mais uma garrafa...Há vidas difíceis não há? Mas vejam lá o dinheiro que o Sr. não deve fazer em 3 meses para se conseguir manter o ano inteiro! Estão a perceber agora o circo que esta casa era antes dos moveis made in Paços de Ferreira?

Pelo que ele nos desvendou do segredo da sua profissão, parece que este ano a novidade é o aluguer de pinheiros artificias de vários metros, juntamente com a decoração. As empresas marcam um numero de telefone e uns dias depois aparece lá uma equipa para montar o pinheirinho de Natal alugado. Quando as festas acabam, nem precisam de ligar, a empresa vai lá recolhe-los. Isto nas empresas ainda faz algum sentido, mas ele disse que também tem clientes particulares. Pergunto eu, a piada de ter um pinheiro de Natal não é o ritual de o decorar? pois também me parece...
Sendo assim, um dia destes, vamos às compras para preparamos o Natal aqui na Pensão Frau Sa Couto, tudo o que tinhamos de natalicio deixamos em Portugal, por isso vamos ter que comprar o kit completo!

Só espero que haja neve nessa altura, ja que está frio e está, pelo menos que se veja tudo branquinho!!!

Faltam 66 dias...

Bom Natal!!!

15 October 2008

Passeio de Outono

Herdei a bicicleta da Rosane. Uma bicicleta cheia de personalidade, comprada na internet, não posso precisar a idade dela, mas pelo seu aspecto diria que já tem vários anos. A bicicleta chegou cá a casa no fim de Setembro e ainda não a tinha experimentado, algo me dizia que não seria amor á primeira vista. Aquela treta do “é como andar de bicicleta, nunca se esquece”… pois bem, comigo não funciona assim, a parte do andar de bicicleta, é claro!

O Luis teve a brilhante ideia de combinar um passeiozinho no sábado! Depois do almoço deu-me cá uma soneira, tive que me estender no sofá e acabei por adormecer. Quando chegou a hora marcada lá abri um olho e disse que preferia ficar a dormir. O meu marido é fácil de convencer, talvez porque já conhece o meu mau feitio, mas quando desceu as escadas e se juntou ao grupinho, estes resolveram tentar a sua sorte e arrancar-me do sofá! Mal sabiam que se iriam arrepender. Depois de muito dizer: Vão vocês, lá acabei por ceder e mal sai do prédio já tinha a “branquinha” à minha espera. Achei a bicicleta demasiado alta e por isso resolvi trocar com a Ana. Os seguintes 10 minutos deviam ter sido filmados, até um bêbado depois de um garrafão de tinto devia ter mais equilíbrio do que eu… não cheguei a cair, mas esteve quase quase. Os passeios pareciam que ficavam mais estreitos, os carros estacionados vinham contra mim… certa altura uma senhora que ia à minha frente não se desviou e resolveu parar à minha frente, travei a fundo e o pneu a derrapar pregou cá um susto à mulher! Bem feita, ninguém a mandou parar à minha frente, o quê? O guiador vira? Mas isso não é fazer muita coisa ao mesmo tempo?
Nem preciso de dizer que martelei a cabeça ao Luís, tas a ver, eu disse… eu avisei…

Bom, depois de 10 min a coisa lá começou a correr melhor e comecei a apreciar o passeio! Meus amigos, realmente, isto é lindo no Outono, o verde deu lugar ao cor-de-laranja, ao castanho, ao vermelho. A cidade tem vários parques com caminhos onde se pode andar facilmente de bicicleta, aqui é tudo plano, e assim fomos pelo meio de um parque enorme que vai dar a uma esplanada com vista para um lago e que tem uns gelados fantásticos. Gostei do passeio, mas tenho a certeza que da próxima vez que eu disser que quero ficar em casa não vai haver uma alminha que diga “anda lá, está um dia bonito…”

10 October 2008

coisas que só a Alemanha faz por si…

Vou dar inicio a uma nova rubrica aqui no estamine. Depois do “o que é que se ouve aqui” e “eu com os meus botões”, senhoras e senhores, tenho o prazer de apresentar:“coisas que só a Alemanha faz por si…”

Quando viajamos alegremente pelas estradas alemãs, tenho reparado neste sinal, no meu entender, a direcção geral de viação alemã, ou lá como se chama, promete, praticamente, de 500 em 500 m, o aparecimento de veados! E perguntam vocês: Já viste algum? Resposta: NÃO!

A verdade é que não seria muito agradável atropelar um animal destes, mas eles podiam aparecer na berma, calminhos, sem muitas correrias, não? Quando eu vir o Bambi por aqui eu aviso, OK?

09 October 2008

Desejos de emigrante

Estou com saudades disto:

E disto:
e ainda, disto:

Será que por aqui não há mesmo?

Deutsch




Wir möchten unsere erste post auf Deutsch schreiben.

Wir sitzen auf dem Sofa, das Sofa ist bequem. Wir sehen den Nachricht in der Fernsehen.
(só para treinar as declinações... Dativ, Akkusativ, Nominativ... Mas não confirmo que isto esteja correcto)
Aber unserer Deutsch ist schlecht und das ist nicht einfach. So das ist ein klein post.

08 October 2008

A tecnologia é uma coisa maravilhosa...


Depois de alguns fenómenos que presenciei hoje, começo a achar que a ficção científica, com as suas teorias de que, no futuro a humanidade será dominada por máquinas, pode ter algum fundo de verdade. Eu tenho plena consciência que sou uma mulher comum, e por isso, moi e a tecnologia nunca seremos “tu cá - tu lá”, mas podemos conviver perfeitamente no mesmo espaço, e até gosto de computadores, no entanto, há coisas como “Visual Basic” que para mim são palavrão! Quando ouço a palavra “programação” penso logo em emigrar para outro país. Hoje o meu computador parecia estar assombrado, tudo o que eu fazia dava… (não P. não vou dizer merda, ups, já disse)

Passo a explicar:
Eu já desconfiava que os computadores tinham vontade própria e hoje obtive a confirmação! Estou a trabalhar há vários dias num ficheiro de excell, uma maravilha que a Rosane desenhou! À medida que ela ia compondo a coisa, o chefinho entusiasmou-se de tal forma que ia pedindo mais isto ou aquilo, a modos que, embora não passe de um ficheiro de excell, está cheio de efeitos especiais, só lhe falta fazer café… mas isso o chefinho não pediu, não precisa, para isso estou lá eu ;)

O “sisteminha” como nós lhe chamamos é todo catita, cheio de macros, de formulas, de caixas de validação e outras funcionalidades que, confesso, até ter começado a trabalhar aqui não fazia ia mínima ideia para o que serviam, ou melhor, que sequer existiam… Mas graças a Miss Rosane, posso dizer que já uso para aí uns 10% das funcionalidades do Excell. E é também graças a esse sisteminha que os meus dias não têm sido tão estupidificantes e tenho vindo a descobrir e aprender algumas coisas com base no método “tentativa/erro”. Entusiasmei-me ao ponto de ter começado a adicionar mais coisas à versão original e quando dei por ela o ficheiro estava com 52 Mb… Um autêntico peso pesado, mas já tratei de o fazer emagrecer…

Mas o que se passou hoje foi inexplicável, sem como nem porquê, o tal sisteminha, ganhou vontade própria e decidiu que devia alterar tudo que era link nas macros… ou seja, quando se carregava no bendito “botão” aquilo desatava a fazer tudo menos o que seria suposto… O chefinho ficou assustado e eu também… Mas como tudo está bem quando acaba bem, lá conseguimos alterar tudo e penso que a coisa estará a funcionar a todo vapor… julgo! Acho que estou a ficar inteligente:)

Descobri ainda que, por vezes, o que aparece no monitor de um determinado sistema informático não é o que aparece na versão impressa… dá-me ideia que a impressora se zangou com o parceiro!

Resumindo, passei o dia numa luta com o PC, a chamar-lhe nomes, a abanar com a cabeça, a repetir: I have no idea… a porcaria do computador só não foi pela janela porque tenho medo que me descontem o prejuízo no meu ordenado minúsculo…

07 October 2008

Lindo

Talvez um dos melhores anuncios que vi até hoje...

Se todos fossem assim nem me importava de ver os 15 min de publicidade durante os intervalos das minhas series preferidas... O pior é quando nos aparece a criatura do cilit bang ou a chatinha do blanca oxi-action...

06 October 2008

Caprichos femininos

Tenho andado a fugir do espelho, também não é difícil, levantamo-nos sempre tarde e a más horas, por isso, o espelho tem ficado ao abandono. Mas hoje, enquanto esperava que uma coleguinha acabasse com os toalhetes de secar as mãos, dei comigo a olhar para a minha figura reflectida num espelho 30x40 cm! Fiquei triste, considero-me uma mulher vaidosa, mas ultimamente, até ser vaidosa está a ser difícil. Desde Julho que não entro num cabeleireiro, numa esteticista, numa manicure, NADA! Assim sendo, mal virei costas ao espelho, reflecti e tomei a decisão que a primeira coisa que iria fazer a seguir ao horário de trabalho era entregar o meu rico cabelo às mãos de uma cabeleireira alemã, e para isso teria que arrastar o meu marido comigo. Como da última vez que me arrisquei nesta aventura não gostei dos resultados, pensei que o melhor seria ir a Braunschweig, a um centro comercial e experimentar um daqueles franchisings que em Portugal também há. Cheguei lá às 18h00, o centro comercial fecha às 20h00, então disseram-me que já não tinham tempo! 2 horas e não têm tempo… OK, eu vou-me embora:( O centro comercial tinha 3 cabeleireiros e os três responderam o mesmo. Tudo bem eu deveria ter marcado, mas como? Como, se para dizer que quero pintar o cabelo tenho que apontar para os cabelos brancos, por acaso, isso é possível por telefone?
Saí de lá triste, só não sai mesmo infeliz porque ainda comprei uns trapinhos e uma embalagem daquelas tintas que saem com as lavagens que eu usava nos tempos de penúria da universidade!

Cheguei a casa e Zás-Tras-Prás, botei a tinta na cabeça, esperei 15 min, lavei e sequei o cabelo! Poupei 80€ no mínimo!!! Estão a ver porque é que os emigrantes conseguem amealhar uns trocos? Não, não é porque o vencimento líquido seja muito superior ao de Portugal, é pura e simplesmente porque as mulheres não têm onde gastar o dinheiro.

Vamos lá ver quanto tempo é que isto dura no cabelo…
Mas há mais, enquanto admirava a nova cor do cabelo, reparei que estão a aparecer umas ruguitas na minha cara, e não são rugas de expressão, que isso para mim não existe, são RUGAS!!!

Enfim, amanha vou pegar nos 80€ que poupei e comprar um anti-rugas…

04 October 2008

Está fresquinho, pois está...

Isto está mau…

O frio veio para ficar e com ele todos os meus problemas que em Portugal só sentiria lá para Dezembro. A minha pele está uma miséria, as minhas mãos estão completamente desidratadas e começam a abrir, o que, para além de não ser muito estético, dói como o caraças (amiguinha P. caraças não é asneira, ou é?) Estou a ponderar começar a comer creme hidratante à colher, será que resulta? O aloé vera faz maravilhas, também deve fazer bem á entranhas, não? E os meus ricos ossinhos? Ai…

Outro problema meu com a chegada do frio é a electricidade estática, quando vejo alguém aproximar-se de mim com a mão estendida para me cumprimentar, já eu estou a cerrar os dentes à espera do piparote! Todos os dias sempre que vou abrir o portão do prédio para sairmos com o carro, lá vou com o indicador à maçaneta e tzzztzzzz… Estou com medo que o governo alemão descubra este gerador de electricidade em que me transformo no inverno e me tranquem num armazém qualquer para testes e estudos (isto é o que dá ver as 3 temporadas de Heroes de uma assentada). Mas penso que já encontrei solução para este meu problema, pelo menos, no meu local de trabalho, passo o dia com aquelas fitas anti-estáticas nos sapatos. Qualquer dia faço-me de esquecida e começo a sair com aquilo da fábrica!

Mas o que me preocupa mesmo é o guarda-roupa! O meu stock de roupa de inverno já deu a volta, o que quer dizer que, quando chegarmos às temperaturas negativas não sei o que irei vestir! Há dias, um colega meu disse-me que ainda não estava frio e perguntou-me como iria fazer quando chegasse o frio a sério, FRIO A SÉRIO??? O quê, agora está frio a brincar? mas ainda assim, eu lhe respondi: quando essa altura chegar venho trabalhar com um fato de ski…

A grande questão nem é o que marcam os termómetros, é um novo conceito que vim a descobrir nesta cidade: o “Feels like”… os termómetros até podem marcar um numero, mas como o vento é mais que muito a sensação de frio corresponde a outro numero, muito mais baixo por sinal…