08 October 2008

A tecnologia é uma coisa maravilhosa...


Depois de alguns fenómenos que presenciei hoje, começo a achar que a ficção científica, com as suas teorias de que, no futuro a humanidade será dominada por máquinas, pode ter algum fundo de verdade. Eu tenho plena consciência que sou uma mulher comum, e por isso, moi e a tecnologia nunca seremos “tu cá - tu lá”, mas podemos conviver perfeitamente no mesmo espaço, e até gosto de computadores, no entanto, há coisas como “Visual Basic” que para mim são palavrão! Quando ouço a palavra “programação” penso logo em emigrar para outro país. Hoje o meu computador parecia estar assombrado, tudo o que eu fazia dava… (não P. não vou dizer merda, ups, já disse)

Passo a explicar:
Eu já desconfiava que os computadores tinham vontade própria e hoje obtive a confirmação! Estou a trabalhar há vários dias num ficheiro de excell, uma maravilha que a Rosane desenhou! À medida que ela ia compondo a coisa, o chefinho entusiasmou-se de tal forma que ia pedindo mais isto ou aquilo, a modos que, embora não passe de um ficheiro de excell, está cheio de efeitos especiais, só lhe falta fazer café… mas isso o chefinho não pediu, não precisa, para isso estou lá eu ;)

O “sisteminha” como nós lhe chamamos é todo catita, cheio de macros, de formulas, de caixas de validação e outras funcionalidades que, confesso, até ter começado a trabalhar aqui não fazia ia mínima ideia para o que serviam, ou melhor, que sequer existiam… Mas graças a Miss Rosane, posso dizer que já uso para aí uns 10% das funcionalidades do Excell. E é também graças a esse sisteminha que os meus dias não têm sido tão estupidificantes e tenho vindo a descobrir e aprender algumas coisas com base no método “tentativa/erro”. Entusiasmei-me ao ponto de ter começado a adicionar mais coisas à versão original e quando dei por ela o ficheiro estava com 52 Mb… Um autêntico peso pesado, mas já tratei de o fazer emagrecer…

Mas o que se passou hoje foi inexplicável, sem como nem porquê, o tal sisteminha, ganhou vontade própria e decidiu que devia alterar tudo que era link nas macros… ou seja, quando se carregava no bendito “botão” aquilo desatava a fazer tudo menos o que seria suposto… O chefinho ficou assustado e eu também… Mas como tudo está bem quando acaba bem, lá conseguimos alterar tudo e penso que a coisa estará a funcionar a todo vapor… julgo! Acho que estou a ficar inteligente:)

Descobri ainda que, por vezes, o que aparece no monitor de um determinado sistema informático não é o que aparece na versão impressa… dá-me ideia que a impressora se zangou com o parceiro!

Resumindo, passei o dia numa luta com o PC, a chamar-lhe nomes, a abanar com a cabeça, a repetir: I have no idea… a porcaria do computador só não foi pela janela porque tenho medo que me descontem o prejuízo no meu ordenado minúsculo…

4 comments:

Liliana said...

Sá Couto, tu não estás a ficar inteligente...tu és inteligente!!! Cada vez que me lembro quando estavamos a estudar electromagnetismo...tu, que me ensinavas, chumbaste e eu passei!!! Ainda hoje estou para perceber o que é que te deu!!! Se me esqueci de te agradecer, agradeço-te agora, Danke mein Freund!!!
Mas que tu és o meu orgulho, és!!!
Grande beijo e saudades
Loureiro

Anonymous said...

Olá,

Olha vou bater-te é oficial não se escrever M!!!!!! num blog não catita e jeitoso......juro que se tivesses aqui já estavas com um olho negro......e que tal escrecreves algo género, o meu computador hoje estav possuído pelo Demo e só fazia porcaria ou que não queria....ficava bem mais jeitoso!!!!!

AHHHHHHHHHHHHHH.......o que a Alenha te está a fazer......help!!!!

Ao que se passou ora muito bem só tenho a dizer....a tecnologia é uma coisa espantosa (hum onde já ouvi isto!!!!)

Hoje não te deixo a joka....não mereces sua estrunfa feia!!!!!Toca a dobrar a língua Sá Couto (como diz o teu amigo (ou não ;D) Loureiro).

Ciao, Girafinha P.

Anonymous said...

Mas q andaste tu a por no "sisteminha" para ele ficar com 52MB. Tens que deixar essa mania de fazer as coisas "poluidas por demais" LoL
Viele spass für dich!!
Küssen
Presuntinho

Minha louca vida said...

Hahahahaha......Me desatei de rir do seu depoimento.
Apesar de saber que as vezes a malta do PUSQ deve me xingar pelo "elefante branco" que deixei, me sinto feliz porque ele esta colaborando para que vc se torne uma expert em Excell.
E esta tornando os seus dias por ai menos estupidos...Isso sim 'e importante. Pensa positivo: Qd chegar o estagiario, vc empurra para eles todos os outros servicos e fica so trabalhando na melhoria do "Sisteminha"...Incluindo a tarefa de fazer caf'e. Beijocas...sinto sua falta!!