17 September 2008

A Frau cozinha…

É verdade que a cozinha portuguesa bate a cozinha alemã aos pontos… pessoalmente, acho que tudo aqui é um bocado para o desenxabido, a matéria-prima, entenda-se, porque depois regam tudo com molhos e alguns deles de fazer levantar um morto!
Mas nem tudo é menos bom, existem duas coisas aqui, Käsekuchen e Apfelstrudel que eu adoro, que se podem comer às paletes e ao preço da chuva! Nem preciso de as preparar, naquela parte dos congelados do supermercado… é só escolher, tirar da caixa e levar ao forno… Para hoje trago a receita de Käsekuchen, há quem lhe chame o cheesecake alemão!!! Eu penso que é mais parecido com uma tarte de nata, mas menos enjoativo…
Experimentem, é mesmo mesmo mesmo bom!


Massa:
80gr de manteiga
80gr de açúcar
1 ovo
1 col. sopa fermento
200 a 250gr de farinha

Amassar tudo e forrar uma forma redonda com fundo amovível.

Recheio:
750gr queijo quark (Speise Quark)
¼ l leite
125gr manteiga
250gr açúcar
1 pacotinho açúcar baunilhado
2 ovos
1 pacote pudim de baunilha (80 a 100gr)

Levar manteiga, o leite e o açúcar ao lume e deixar levantar fervura. Deixar arrefecer um pouco. À parte misturar o queijo quark com o açúcar baunilhado, o preparado de pudim e os ovos. Misturar tudo muito bem. Deitar numa forma com fundo amovivel com cuidado pois fica muito líquido.Cozer em forno médio alto (180º ou 190º) durante cerca de 1 hora. Se começar a ficar muito escuro por cima, deve tapar-se com folha de alumínio e baixar um pouco a temperatura do forno, deve cozer lentamente.

Simples...

3 comments:

Liliana said...

Puxa Sá Couto, deve ser delicioso!!! Ainda por cima eu sempre gostei de "Boca Doce de baunilha". Obrigada pela receita, vou expertimentar com toda a certeza. Talvez faça para doce de Natal. Quem sabe tu e o Guimas não vão a Viana fazer a prova dos noves?...Grande beijo

Anonymous said...

OLÁ,

Eu parece-me que não iria gostar nada da comida alemã....é muito para o gordurosa!!!!!

Joka grande, P.

Marta Carrapito said...

Olá Olá!
Vou mesmo experimentar assim que eu e o fogão fizermos as pazes. Não sei se sabes mas ele cortou relações comigo! Diz que eu nunca tenho tempo para ele! Vê lá se pode uma coisa destas! Dá-lhe para estas birras e não há pachorra! EhEh!
Parece mesmo delicioso. Já copiei a receita :)