16 September 2008

Referendo do mercado da saudade:

Quando alugamos a casa, numa das 10 páginas do contrato de arrendamento, que demorou duas horas a ser lido e traduzido, estava escrito preto no branco que somos “obrigados” a manter a casa a uma temperatura média de 22ºC durante os meses de Setembro a Maio. Quando ouvi semelhante coisa não contive uma gargalhada… Aquecimento ligado em Maio? em Setembro? Are you nuts?
Nunca me ocorreu que aquelas palavras pudessem fazer algum sentido!!! Alias, deveria estar lá escrito a BOLD que para manter a casa a essa temperatura é preciso ter o aquecimento ligado praticamente todo o ano! Eu até gosto de quentinho… pensei eu, e já que o aquecimento está incluído na renda, se querem que eu ligue eu ligo, eu cumpro os contratos, quem sou eu… eu brinco à jardinagem, eu lavo as escadas do prédio, rodar uns 5 ou 6 manípulos para mim é canja!
Só depois de termos rabiscado as nossos dois nomes é que nos foi dito pelo senhorio que os custos com agua e aquecimento estão incluídos, sim senhora, mas são uma média do ano passado, e que no inicio do próximo, vem a dolorosa e com ela os acertos… e se há coisa de que eu tenho um verdadeiro pavor, desde o tempo da universidade são as leituras de contadores… Ver a mesada evaporar-se porque chegou a conta com a leitura actualizada de um contador não foi bonito!!! Para não falar da 1º vez que nos cortaram a luz, acho que foi aí que comecei a perceber o conceito de sobre-endividamento!

Hoje sai de casa de gola alta e mesmo assim tive frio, como achei que andar de casaco me dava um ar de quem não é muito chegado ao trabalho, passei o dia de bata branca (2 tamanhos a cima do meu) deixei-me dessas coisas de tentar ser elegante no meu local de trabalho! O meu próximo passo é passar o dia em chinelos, e não são uns chinelinhos quaisquer, são destes:


Resumindo, vamos ao objectivo desta treta toda, meus amigos, eu preciso de uma ajudinha, sinto-me como uma criança a olhar para um chocolate e não o poder comer… Ligo ou não ligo o aquecimento? Eu continuo a achar um absurdo “ligar o aquecimento em Setembro”, mas por outro lado, ando aqui por casa em Robe… Eu tenho frio… Mas a conta….
Como é pessoal, evito aqueles instantes de tremeliques entre o sair do banho a enrolar-me na toalha? Ou encaro o frio e imito os meus colegas de trabalho que ainda vão trabalhar de manga curta, mesmo quando as previsões meteorológicas estimam temperaturas mínimas de 6º C.

Como ando numa fase de não pensar muito, no canto superior direito encontram uma perguntinha… clickem por favor! Se por ventura, tiverem outras soluções para resolver este meu dilema (complicadissimo), aceito sugestões…

Obrigado!

5 comments:

Liliana said...

Parece impossível, 6ºC? E eu é que estou no Outono!!! Com 35ºC (lol).
Mas votei no aquecimento e votei muito bem. Não te preocupes com a conta. Se a casa estava habitada no ano passado eles também o devem ter ligado...por isso não há-de ser muito mais...
Podiamos fazer uma permuta de temperatura. Era bom. É que com este calor nem apetece trabalhar!:(
Beijos

Unknown said...

Liga lá isso... e só pares quando estiver suficientemente quente para poderes andar nua pela casa! Aposto que o Guimas vai gostar quando abrir a porta...

E já agora substitui a soca pelo salto alto... o Luis merece. lol!


Tschüss,
Vasco

Amélia said...

Nós já ligamos o nosso aquecimento! Habituei-me a andar de t-shirt em casa por isso quando tenho a necessidade de vestir um casaco é porque algo está mal!

Quanto ao pagamento, no primeiro ano tivemos que acertar contas mas porque mudamo-nos em Setembro e nao poupamos nos outros meses, este ano quando vieram fazer a contagem já nao pagamos nada:)

Nunca os ligamos no máximo e quando vamos de férias no Natal desligamos tudo, claro está que quando chegamos ligamos tudo no máximo durante umas horas ou entao pedimos a alguém que nos ligue o aquecimento no dia anterior.

Mas por favor, não passem frio sem necessidade!

Outro conselho é, nao uses já golas altas, deves tentar habituar-te ao frio da rua, senão no inverno que vais vestir?

Mas o que eu queria mesmo era estar como a vossa amiga Liliana...com 35°C, isso sim era bom:D

Anonymous said...

Olá Estrunfa,

Acredita que estou à dois dias para ver o que te vou escrever!!!

Apesar de ter votado "nem penses que ainda é setembro" reconsiderei, isto pque o setembro alemão não é de todo igual ao nossO....e como eu sou muito friorenta consigo perceber a tua indecisão....poupas noutras coisas para teres um pouco de conforto.

Assim, liga o aquecimento e aproveita as dicas da Patrícia que me parecem muito boas!

Joka grande, P.

PS. anda com falta de inspiração????

Filipa said...

O aquecimento da sede do "mercado da saudade" foi ligado depois de confirmada a maioria absoluta dos votos, aos 21 de Dias do Mês de Setembro de 2008!
Obrigada caros blogoeleitores!!!