18 July 2008

Dia não

Gostava de escrever alguma coisa alegre, com energia, mas hoje não consigo. Todos nós temos dias mais sombrios e os meus são mais que muitos… vocês conhecem-me, não sou uma pessoa positiva, tenho tentado sê-lo, mas hoje não consigo! Tenho tentado escrever aqui sobre tudo o que tem acontecido de bom, com um tom ligeiramente cáustico, mas bem humorado… mas chega um momento em que não encontro sentido nisto tudo! Estou confusa, a nostalgia chegou ao mercado da saudade… não vejo o sol há vários dias, e tenho vindo a sucumbir… Podia deixar passar este dia, e depois outro, esperar que este estado passe, como tenho feito ao longo da minha vida… Ao recordar o passado apercebo-me o quanto já fui feliz…
Acordamos tarde, o despertador não tocou… levantei-me com energia para encarar o dia, e como todos os dias a primeira coisa que faço é abrir o email com a esperança de receber noticias de quem gosto… e assim aconteceu! Estive a falar com uma amiga que está em Hong Kong a começar a aventura dela na China! E com toda a amizade que sinto por ela menti, disse-lhe que os primeiros dias são os piores… serão? Passaram-se meses e continuo a sentir-me um peixe fora de água, adiamos projectos, sonhos, abandonamos o nosso pequeno mundo…
Começar de novo, partir para uma nova vida, sempre gostei da mudança, do desconhecido, odeio rotinas, mas não sei se com a idade este espírito se tem vindo a desvanecer!
Não sou muito de dizer às pessoas o que sinto por elas… as despedidas para mim são rápidas e muito práticas, um até logo, um até breve e viro costas… só depois penso no que deveria e gostaria de ter dito, os abraços de deveria ter oferecido e sentido… e depois chega o arrependimento.
Tudo isto apenas para dizer o quanto sinto a vossa falta, a vossa amizade.

Eu sei que isto passa, mas enquanto estou assim preciso de desabafar, de me sentir mais perto.

Até breve…

4 comments:

Anonymous said...

Atão amiga??Que é isso??
Tens que encarar esta fase de uma forma positiva...Estes primeiros tempos axo q é normal não te sentires integrada mas vais ver q com o tempo isso passa.
Tens q pensar q estas a 2h30 de casa, por isso qd as saudades apertarem, dás cá um saltinho.
E preciso de dizer q estas proibida de escrever estas coisas, pois já me estás a assustar, não te esqueças que em Outubro vamos partilhar do mesmo drama.
Um beijo gande e anima-te!

Presuntinho

Minha louca vida said...

Minha querida Filipa,
Lembra-se quando conversamos sobre os ciclos da vida, feitos de altos e baixos? Aprendi isso com vc. Um dia sou eu que reclamo e encho-te a cabeça com meus problemas. Outro dia é você que sente as energias esvairem-se. Mas não se preocupe:Essa é a magia da vida!!
E essas experiências longe de casa nos tornam cada vez mais sensíveis às demonstrações de afeto com àqueles que amamos. Acho que esse é o maior aprendizado que tiramos disso.
Nesses momentos de tristeza lembre-se apenas que tens uma amiga (que compartilha das mesmas crises) e que estará sempre ao seu lado para te ouvir. Ou para lhe dar apenas um abraço de conforto.
Beijocas

Anonymous said...

Olá Pipa,

Bem tenho que começar por dizer que adorei o ínicio de frase da nossa presuntinha (atão amiga???) quem mais escrever assim...só mesmo a nossa presuntinha!

Bem agora passando para a parte mais séria. Primeiro para dizer nque este ataque vai ser um de muitos, mas que estes muitos vão desaparecendo com o tempo, pois somos seres de hábitos e costumes e mais tarde ou mais cedo vais acabar por te habituar a esse estilo de vida que de alguma forma vai-te enriquecer e vai fazer que cresças ainda mais como pessoa. Estou convicta virá sempre um ou outro ataque e chama-se a isso saudade!O que é natural e humano se assim não fosses não eras um ser humano mas sim um animal. Apenas tens é que combater essa tristeza e nunca deixares que a mesma comande a tua vida pois aí nessa momento é um motivo para grande preocupação...mas como tu és forte, porque tens um óptimo companeihro e porque tens amigos que gostam de ti ninguém não irás entrar por aí e vais acabar por saber lidar com estes estados de espírito tão normais. Os primeiros temos como a presuntinha diz sempre mais complicados e por vezes não são em meses que nós conseguimos integrar-nos por completo! Quantos vezes não chor eu quando estive na Índia e quantas vezes não me passou pela cabeça desistir de tudo e voltar...e numa situação difrente da tua pois tinha a perspectiva de voltar ao fim dos seis meses. de uma forma ou de outra encontramos sempre maneira de ultrapassar as dificuldades às vezes é uma forma mais rápida e outras nem tanto....mas tudo isto ~´e normal. Não sintas que és "anormal" e pensa que muitos que estão na mesam situação que a tua passam pelo mesmo embora às vezes não o façam transparecer aos outro.Encara isto como uma experiência única que vai fazer de ti uma pessoa mais forte, irás ver que ao fim de algum tempo estes ataques vão diminuir não digo desaparecer pois somos humanos, e irás ver e encarar as coisas de uma forma diferente. E uma coisa importante, tens por aí amizades com quem possas partilhar estes teus medos e anseios o que é muito bom!

E agora após um sermão minha amiga por favor ânimo e muita força...se precisaresde alguma coisa já sabes, sms, telefone, telemóvel, messenger, avião....bem não me lembro de mais nenhum!

Vá uma grande joka e força, P.!

Da tua amiga sem nome - sou a única ;D

r i t a said...

...é complicado sim e eu estou bem mais perto que tu, mas faz parte! Boa Sorte!