28 June 2008

Viagens na terra deles.... e viagens na minha terra

Pois então, ontem foi o dia em que tive que ir até Neumarkt (Nuremberga) para tratar da papelada do meu contrato de trabalho!
Saí de casa cedinho toda aperaltada rumo á estação de comboios, confesso que senti algum prazer em voltar a ouvir o toc-toc sonoro dos meus saltos altos… mas melhor ainda, foi ver estampado na cara de algumas alemãs uma pontinha de inveja da minha elegância latina… não estou a ser convencida, até porque, aqui em Hildesheim, até é fácil uma pessoa sentir-se bem vestida, pelo que tenho reparado, os alemães privilegiam o conforto em detrimento da elegância, o que não podemos dizer que está errado!
A viagem foi Looooooonnnnnga… 4 horas para cada lado! E como tudo tinha hora marcada mal tive tempo para comer. Tenho que admitir que o sistema de comboios alemão é uma demonstração de eficiência, quando entrei na carruagem percebi a mensagem: bem-vinda ao 1º mundo… é claro, que aqui a saloia nunca sabia como encontrar o lugar marcado no bilhete… o comboio tinha millhentas carruagens… mas tudo acabou por correr bem a lá cheguei ao destino! E no destino, o escritório da empresa de recrutamento, esperava-me um “breve” questionário, com perguntas muito interessantes:
1. Consegue trabalhar em arranha-céus?
2. Permite que lhe façam um teste de consumo de drogas?
3. Tem licença para manobrar empilhador? (e aqui tínhamos que especificar qual o combustível do empilhador)
Foi com esta pergunta que comecei a perguntar-me quais serão as minhas futuras funções, empilhador??? Pra quê?
Continuando, ainda estou para perceber porque é que me obrigaram a percorrer 470 Km só para eu fazer umas assinaturas, quando, depois de as fazer e ter respondido às perguntas estúpidas, acabei por trazer os papéis comigo para ler com mais calma (tudo redigido em alemão), pois sim, calma!
8 Horas de comboio num dia é muito tempo, por isso levei comigo um livro “fininho” e o mp3 com várias edições do LABORATOLARILOLELA… O livro, fechei-o ao fim da 22º pagina, só depois me apercebi que já tinha começado a ler este livro “a vida inteira” de Miguel Esteves Cardoso, e que não o tinha terminado por alguma razão… há livros que simplesmente não descem…
Por isso a viagem foi embalada ao som das maravilhosas escolhas de Nuno Markl no que toca ao melhor da musica popular portuguesa, “alternativa” diz ele! Se vissem a cara dos alemães quando eu desatava a rir… mas o interessante da viagem foi observar o comportamento das pessoas que estavam ao meu lado na carruagem, estavam todos com um ar ocupadíssimo… todos com o seu laptop aberto e pensamento compenetrado, até que me apercebi que alguns deles adormeciam com as mãos nas teclas… e sabem porquê? Porque embora o comboio estivesse apinhado de gente havia um silencio ensurdecedor, quebrado de vez em quando com as minhas gargalhadas :( nada de telemóveis a tocar… crianças a gritar… ou seja, aquilo que eu estava habituada nas minhas viagens de quim em Portugal… Só depois reparei na sinalética, um sinal de silencio e outro com proibição de usar telemóvel, bem por cima da minha cabeça… saloia mais uma vez, elegância latina?… tá bem!

1 comment:

Anonymous said...

Olá,

Bem e depois ainda falam de Portugal! Fazer 8h de viagem para assinar e responder a perguntas estúpidas....hummmmm...se bem que era engraçado ver-te como empilhadora!

Até aposto que já foste elita a Miss da Cidade...oh latina elegante.....por acaso quando tive pelas Alemanhas reparei que o bom gosto não é o o seu forte...mas tal como tu disses no conforto.....

Ah essa viagem de quim foi muito interessante....mas livro de Miguel esteves Cardoso....oh god!

Joka gd, P.