26 June 2008

Contribuinte na Alemanha

Parece que os Alemães cumprem com a palavra dada e sempre me vão arranjar o “tal” part-time, sim part-time, trabalho a tempo inteiro é cansativo…
Tudo indica que comece a trabalhar no dia 1 de Julho, mas antes tenho que ir a uma terriola perto de Nuremberga só para tratar da papelada, 4 horas de viagem para cada lado, é como se fossemos a uma entrevista de emprego no Algarve para depois exercemos funções no Porto!
Vou então juntar-me ao grupo das pessoas que pagam impostos e só por isso já vou fazer alguma coisa de útil pela sociedade!
E sobre ser contribuinte na Alemanha, tenho a dizer-vos que o fisco aqui tem mão muito pesada, não acreditam aqui vai um resumo dos impostos que se pagam por terras germânicas:

IRS ------------------------- 10.5%
Segurança social------------- 7.8%
Caixa de aposentações------- 9.95%
Fundo desemprego-----------1.65%
Seg. cuidados 3º idade------- 1.10%
Solidariedade---------------- 0.58%
Igreja (opcional) ------------- 8%
_________
39.57%

Pois é meus amigos sem tirar nem pôr e ainda falta a taxa da televisão (17€) ainda ando com esta entalada …. Claro que o IRS varia em função do ordenado, como em Portugal…. Imaginem isto num ordenado mínimo, conceito que, pelos vistos aqui não há!
Bem sei que a doutrina Cristã diz que mentir é feio, mas quando nos perguntam se temos religião, dizemos que não, 8% do salário para a ser religioso? tudo bem que o Papa é alemão, mas isso não é um bocadinho demasiado????
Sempre pensei que o objectivo do emigrante era juntar uns cobres, mas com o andar da carruagem ainda vamos ter que tirar dinheiro das poupanças amealhadas em Portugal! Pensem duas vezes antes de emigrar para a Alemanha, façam as contas, se bem que no nosso caso foi fácil, só faltou o Sócrates levar-nos as malas à porta…
E por falar em Sócrates, da próxima vez que ele e a Angela Merkel se cruzarem podiam ter uma conversa do género:


S: Oh… Angela ouvi dizer que vocês na Alemanha conseguem ser mais burocráticos que em Portugal?
A.M: Ya? Nein?
S: Eu e o meu governo estamos a implementar uma coisa intitulada simplex, you know? Basicamente mandamos para o desemprego os plastificadores de cartões que montavam a sua banca nas ruas e agora só temos cartões com bandas magnéticas, é porreiro pá!
A.M: really?
S: sure…. Agora deslarga-me que tenho que ir, vou ajudar mais uma família a fazer as malas para irem para o estrangeiro trabalhar… you know, aqueles 150 mil empregos que prometi… só não disse era onde!!!

É verdade, os alemães conseguem ter mais burocracia que Portugal, para tudo é preciso uma assinatura e mil e quinhentos papéis, mas a cereja em cima do bolo é o cartão de impostos “Lohnsteuerkarte”, um cartão em formato A5 muito mal amanhado, numa espécie de papel que faz lembrar o papel de merceeiro :)

Bem já se está a fazer tarde e eu tenho que ir fazer nenhum, por enquanto :)

1 comment:

Anonymous said...

Olá,

Pois esta é boa para muita gente que acha q em PORTUGAL tudo está mal, que não temos nada de bom e que isto não tem futuro!Pois é meus amigos a alemanha consegue ser mais burocrática que nós conseguem imaginar....e supostamente é a maior potência da Europa!!!!! Toca a acordar e deixar de acomodações, lamúrias e pessimismo, está na hora de começarmos a levantar a cabeça e acreditar de uma vez por todas em nós....mas que raio....será ue ainda não percebeream que somos tão bons ou melhores que o resto da Europa...mas se não formos nós a mudar as coisas ninguém o vai fazer por nós...temos que deixar de ser os coitadinhos...estou farta disto!!!!!!Se as pessoas tivessem noção do cantinho maravilhoso que nós somos ainda que com muito para mudar concerteza!!!!!!Às vezes tenho vontado de mandat todos para deerminados pontos do mundo para reloamente constatrem esentirem bem na pele o que de bom nós temos por cá e quem tudo é tão quanto parece.

Bem isto acabou por ser um desabafo.....mas eu também tinha uma coisa má se tivesse que pagar esses impostos todos ;D e ainda 17€ pela televisão ;D

Joka gd, P.