05 June 2008

… um bocadinho aqui, outro ali


Ontem, estava eu sossegadita em casa quando tocaram à campainha…ding dong…(2x)
Fui ver quem era e do outro lado do intercomunicador soaram umas palavras em alemão das quais só consegui perceber o meu nome: “Za Cutô”, é assim que eles pronunciam o meu nome! Queres ver que vou ter de ouvir os “Testemunhas de Jeová” a espalhar a palavra do Senhor em alemão?
Foi então que disse a minha frase preferida “Sprechen sie englisch?” para meu espanto uma voz feminina respondeu “I do”. Perguntaram então se podiam falar comigo, desci as escadas e lá fui, sem saber que me iria arrepender…
Eram dois, um homem e uma mulher, mal saí da porta, mostraram-me um cartão de identificação, como o FBI nos filmes, e disseram que eram da GEZ-rádio/telivisão. Informaram-me que na Alemanha tem que se pagar pelo serviço de rádio/televisão, Ok, pensei eu, em Portugal também se paga. Disseram-me que tinham que preencher um formulário e depois receberíamos a conta, foi aí que pediram para subir. Então lá começaram com as perguntas estúpidas: tem televisão? Isto depois de ter entrado em minha casa e ter à sua frente o LCD de 40’’ a sorrir para ela! Tem rádio, aí eu disse NÃO! Pois, mas o seu marido tem carro não tem? Sim… e tem rádio? ahhhh
A minha vontade foi dizer que não o ligávamos, pois não percebemos patavina de alemão e quanto à televisão só serve para ver filmes (no leitor de DVD), não vemos os vossos programinhas!
Mas ainda estava eu a pensar nisto quando ela me atirou o valor: 17€.
Perguntei eu, de 3 em 3 meses? Ela riu-se na minha cara e disse que era um valor mensal. A conta é que chega trimestralmente!
É um facto que os ordenados na Alemanha são superiores aos de Portugal, mas quando vamos a fazer contas… um bocadinho aqui, outro ali… :(

1 comment:

Anonymous said...

Olá:

Bolas para não dizer outra coisa!!!!Que roubo!!!!

Isso é o serviço minímo da cabo em Portugal!! Vocês tem cabo por aí ou apenas tem direito à pública com esses 17€?

Ou eles realmente ganham muito bem ou então nós gangamos mesmo muito mal!Embora eu aposte mais nesta última.

E pronto lá tiveste que pagar os 17 euritos, não é verdade!!!!!

Fogo, é bom que tenham no mínimo a sic e rtp internacional!

Joka gd P.